quarta-feira, 26 de maio de 2010

Grécia



Oficialmente República Helênica.
Atualmente, a Grécia é um único país de poder reduzido, e um dos menos desenvolvidos da Europa. Atenas é a capital e maior cidade do país, com quatro milhões de habitantes.Em Atenas e em outras partes da Grécia, existem esplêndidas ruínas de monumentos do passado glorioso da antiga civilização. Há milhares de anos, os gregos estabeleceram tradições de justiça e liberdade individual que são as bases da democracia e da economia de mercado. A sua arte, filosofia e ciência tornaram-se fundamentos do pensamento e da cultura ocidentais.

POLITICA


Desde 3 de Junho de 1975, com a adoção da nova Constituição, a Grécia é uma democracia republicana parlamentar.

A monarquia foi rejeitada a 8 de dezembro de 1974.
O voto é obrigatório e universal, sendo adquirido esse direito aos dezoito anos.
O poder executivo é regido pelo chefe de Estado, que é eleito pelo parlamento. Além disso, existe ainda o chefe de Governo, nomeado pelo presidente e o Gabinete do Governo, cujos membros são também nomeados pelo presidente, tendo em conta as recomendações do primeiro-ministro.

O poder legislativo é unicamarário (só possui uma câmara de deputados) e o judicial conta com uma Corte e um Tribunal Supremo. O sistema legal baseia-se no código romano. Tem cortes divididas em assuntos civis, administrativos e criminais.

ECONOMIA

A economia da Grécia é uma economia capitalista mista com grande participação das empresas governamentais tendo como principal atividade o setor de serviços.
A indústria responde por 20% do PIB e a agricultura gera cerca de 4% do mesmo. Somente o setor do turismo gera cerca de 15% das receitas do país.
Principais produtos: Agropecuária - algodão, azeitona, gado ovino e caprino, fumo, hortaliças, limão, ovinos, trigo e uva. Mineração - bauxita, linhita e cromita. Indústria - alimentos e bebidas processadas - cigarros, têxteis, vestuário, etc.



A Seleção Grega de Futebol representa a Grécia nas competições de futebol da FIFA.

A seleção grega conquistou em 2004 seu primeiro título, ao ganhar o Campeonato Europeu de Futebol (EURO 2004), disputado em Portugal, vencendo a selecção portuguesa. A equipe, treinada pelo alemão Otto Rehhagel, derrotou a equipe lusitana por 1 a 0 na final, com gol de Angelos Charisteas. A Grécia tornou-se conhecida pelo forte esquema defensivo, jogando na defesa e saindo em rápidos contra-ataques supreendendo assim tudo e a todos. Seguidamente, a Grécia não conseguiu qualificar-se para a Copa do Mundo FIFA de 2006. Apesar de ter participado apenas uma única vez da Copa do Mundo (foi em 1994), a seleção grega, em todas as eliminatórias européias, fica muito perto da classificação, faltando apenas 1 ou 2 pontos, ou vencido no saldo de gols.

Nas Eliminatórias para a Copa de 2010, a Grécia foi sorteada no Grupo 2, juntamente com Israel, Suíça, Moldávia, Letónia e Luxemburgo. Acabou terminando a fase de grupos na segunda colocação, assim, classificando-se para a Segunda Fase e conseguindo a vaga contra a Ucrânia.

PRINCIPAIS JOGADORES

Principais jogadores

* Stelios Giannakopoulos
* Angelos Charisteas
* Zisis Vryzas
* Konstantinos Katsouranis
* Theodoros Zagorakis
* Giorgos Karagounis
* Dimitrios Salpigidis * Nikos Machlas
* Antonios Nikopolidis
* Alexandros Tzorvas
* Loukas Vyntra
* Sotirios Kyrgiakos
* Giourkas Seitaridis
* Christos Patsatzoglou
* Georgios Samaras
* Theofanis Gekas






Nenhum comentário:

Postar um comentário